Cidades, Lugares

Com pouco nos bolsos…

Já não sei onde li ou quem disse que “para se sentir em casa enquanto viaja um Francês leva Sartre no bolso; um Português, se pudesse, até as pedras da lareira levava”.  Não vou discutir o valor do que se escolhe levar no bolso, afinal de contas isso é um assunto subjectivo. Interessa-me sim o porquê de estar implícito que é preciso levar algo no bolso para alguém se sentir em casa.

dsc02203

Quando abandono de Vila Real para voltar só daqui a meio ano a última coisa que quero levar nos bolsos são fragmentos da região. Enquanto alguns se rejubilam em ter salpicão e bacalhau na mala e contento-me em não os ter. Só não posso levar menos de Vila Real porque a família ficaria ofendida. Não faço isto por capricho, faço-o mesmo por necessidade. Só alguém que consegue transportar pedaços de Vila Real numa mala pode sobreviver para sempre em exílio –  tal como astronauta esperando cápsulas de abastecimento. Como eu não consigo tal feito, fico refém de usar a minha mala como mero empecilho estético e objecto de discórdia entre os membros da minha família.

Entre o levar pedras da lareira ou um livro prefiro levar imagens. Imagens de não mais que dois ou três momentos que sumarizem as últimas duas semanas passadas. Uma das imagens seria certamente o encontro com os antigos colegas da universidade, a segunda o espaço entre a Rua da Misericórdia e do Rossio onde outros encontros se processaram; e por último a noite de Natal com a família. Chegam essas imagens para sobreviver ao inverno? Claro que não! Mas o propósito de andar sem nada nos bolsos é precisamente esse, o de ter de regressar para os encher, em vez de ter que os encher para partir.

 

Advertisements
Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s