Cidades

Frankfurt, o outro…

Nas margens do rio Oder dorme um Frankfurt que poucos conhecem. Dorme com a cabeça voltada para Berlim e com os pés para  a Polónia. Até mesmo entre os nativos deste país há quem o ignore, preferindo o seu primo mais famoso, aquele que todos conhecem, o tal que dita as taxas de juro. Desconhecem que por lá estudou Bach, que a cidade já foi parte da liga Hanseática e que por lá foi fundada a primeira Universidade de Brandeburgo em 1506. Mas tudo isto é irrelevante quando no teu passado como cidade tens a RDA como patrona e um divórcio Polaco no registo civil.

Basta um atravessar de ponte para sermos transportados de um dos membros mais velhos da União Europeia para um dos mais novos. O Euro ainda não atravessou a ponte oficialmente mas jorra em boas torrentes da Alemanha para a Polónia, fruto do vício que são o tabaco e o consumo em lojas de conveniência. Em Słubice, a primeira cidade polaca, os pés de Frankfurt, a vida decorre caótica mas alegre. O futuro parece Zloty, ao mesmo tempo a sua moeda e literalmente  a palavra “dourado”. Toda a pequena loja  se chama Europa (claro que exagero mas são bastantes). Do cabeleireiro à pizzaria, todo o comércio tenta reclamar para si esse nome que se tornou sinónimo de prosperidade e de, sejamos também realistas, identidade de conveniência.

Vindo de um país que outrora olhou para a Europa, e morando num que a forjou e agora a abandona, não posso deixar de sentir familiaridade e melancolia com o sonho Europeu que penetra os olhos dos habitantes de Słubice. Faria bem a Frankfurt, este e ao outro, dormirem de cabeça voltada para  Słubice em vez dos pés, ou, no caso do outro, o dos juros, as costas.

DSC01913.JPG

Frankfurt Oder visto da Polónia

DSC01892.JPG

Universidade Viadrina

DSC01907.JPG

Slubice ao fundo

Advertisements
Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s